quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Voluntariado: jovens transformando realidades

O idealismo está sim presente na vida do jovem hoje, tão forte quanto era na década de 60, por exemplo. Mas o modo de atuar na sociedade mudou, temos o voluntariado. Nessa onda de indignação com o cenário político, o trabalho voluntário é o caminho para transformar nossa realidade na prática. Vemos o resultado. A atuação da juventude nesse ramo subiu de 7% para 34% e cerca de 14 milhões se interessam, mas não sabem como começar.
A incapacidade do Estado de suprir as necessidades básicas de seus cidadãos, principalmente dos menos favorecidos, levou a iniciativa privada a assumir tarefas que antes eram consideradas exclusivas do Estado, o que se chamou de Terceiro Setor.
Cada um tem suas motivações para começar, mas vejo três como fundamentais e sempre presentes:
- A busca de atividades diferenciadas para o tempo livre. A rotina não é muito agradável, mas aliando trabalhos voluntários, fica mais fácil levar (além do bem realizado, claro)
- A vontade de ajudar. Ver tudo acontecer sem poder fazer nada é frustrante, então é um modo de saciar o anseio de colaborar para resolver (reduzir, vai) as desigualdades e problemas do Brasil.
- A satisfação pessoal. Saber que é útil, que sua colaboração é fundamental e valorizada.
São muitas as possibilidades de atuação. Se a luta pela preservação da natureza e práticas sustentáveis é sua maior bandeira, é natural a busca por projetos com esse objetivo, assim como auxílio a crianças carentes, ajuda na educação... Enfim, são tantos ramos, basta escolher e se engajar!

Mas eis algumas dicas:
- Prefira instituições próximas de sua casa (mais fácil, não concorda?)
- Esperar que as pessoas vibrem com seu trabalho não é bom. Seja tolerante a críticas e saiba que fazer sem esperar recompensas (desse tipo) talvez seja a melhor forma de fazer
- Leve a sério. Não é por ser voluntário que não é sério. Pelo contrário. Tenha a mesma seriedade que teria em um emprego.
- Saiba escolher para não cair em ciladas. Se informe. Como é administrada? É legal? Pode ser só fachada...

Segue alguns links que podem ajudar
http://www.voluntarios.com.br/
http://www.ikoporan.org/
http://portaldovoluntario.org.br/

Trabalho voluntário é realmente gratificante. Aprende-se muito mais do que se ajuda. E tenho dito. Espero ter o estimulado a ser mais um que usa toda sua vitalidade em prol de ações nobres. Faz diferença, acredite!

8 comentários:

  1. bias dicas cara gostei da distribuição do seu blog

    abraço,,,


    comente no meu tbm

    http://brasileiraodogattini2010.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa sua opnião não acrescentou nada ¬¬!

    ResponderExcluir
  3. Que bom. Sinal que você é bem informado sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  4. Boas dicas para quem quer se tornar um voluntariado. E deve ser gratificante...bom post!

    ResponderExcluir
  5. O trabalho voluntário é realmente gratificante. Saber que se está ajudando por sua contribuição é a maior recompensa. Se pelo menos 20% da população do Brasil realizasse algum tipo de trabalho, teríamos alguma melhora significativa. Infelizmente, muitos ainda não tem essa mesma disposição. Bom, eu, antes de qualquer coisa, poderia iniciar dando um suporte em casa mesmo, colaborando com a ordem da casa, pois "roupa suja se lava em casa"

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog
    Abraço

    Lucyano
    http://cinemaparceirodaeducacao.blogspot.com/

    ResponderExcluir