sábado, 14 de agosto de 2010

...mas ninguém nunca vai poder dizer que não tivemos coragem de agir

Reclamar. Estamos tão acostumados a reclamar, que a ação está em segundo plano. A usura em que vivemos é questionada por todo mundo, a falta de empregos, a corrupção, saúde precária, tudo. Mas eis a questão: A sociedade em geral foi “moldada” para aceitar fielmente o que lhe é imposto, e quando não concorda, não sabe (ou quer) fazer algo que ajude de verdade. “Cidadania é um exercício ativo. Não é só receber as coisas: é intervir na sociedade, é participar”, diz Inácio da Silva, pesquisador e educador da Escola de Cidadania do Pólis – Instituto de Estudos. Afinal, se abstendo ou não, alguém vai subir lá e escrever as leis que NÓS teremos que obedecer. Então, que seja um dos nossos.
Alguns espaços onde você pode atuar:

Associação de bairro: Onde moradores se juntam em busca da melhoria da qualidade de vida de sua comunidade. É um espaço privilegiado para conquista de mudanças absolutamente visíveis e concretas. De uma olhada no site da Confederação Nacional das Associações de Moradores: http://www.conam.org.br/

Fóruns: Reunião de movimentos, entidades e organizações que debatem idéia para melhoria de algum tema. O mais conhecido é o Fórum Social Mundial: www.forumsocialmundial.org.br

Conselhos gestores de políticas públicas: São espaços em que a sociedade participa da elaboração e da gestão de políticas públicas junto a governos municipais, estaduais e federais. Consulte o site de sua prefeitura para se informar mais. Um bom exemplo é o Conselho Municipal de Juventude, em busca de avanço nas políticas públicas para o jovem.

Movimentos sociais: Reúnem pessoas e entidades em torno da luta por bandeiras mais amplas: feministas, operários, indígenas, estudantes etc. São mais conhecidos por promover passeatas, atos públicos e ocupações.

Organizações não-governamentais (ONGs): Entidades sem fins lucrativos, que normalmente atuam na defesa de direitos em várias áreas. Consulte o site da Associação Brasileira das ONGs e saiba como começar a agir por meio delas: www.abong.org.br.

E tenho dito, é fundamental questionar e militar para mudar o que está acontecendo de errado. Gente ignorante e sem capacidade (diria vontade) de se movimentar é tudo que os corruptos querem. É uma tarefa longa, que envolve mudança de mentalidade e cooperação mútua, mas ninguém nunca vai poder dizer que não tivemos coragem.

12 comentários:

  1. muito bom o post....é uma utilidade pública =]

    ResponderExcluir
  2. Caramba, adorei o post .-.
    E concordo com tudo.
    E sim, como as pessoas reclamam. Até eu reclamo. Nãaao muito, mas reclamo sim u_u
    Enfim, amei o blog e sua visão crítica!

    ResponderExcluir
  3. Facilita pra quem é hiperativo.

    ResponderExcluir
  4. Não é questão de hiperatividade, é de saber que temos que mudar algo.
    E não é pra fazer tudo, são opções...

    ResponderExcluir
  5. é essencial analisar bem o voto e tirar esses dinossauros do poder
    além disso forçar um poko a barra sobre os eleitos pra que eles tomem realmente uma atitude
    por isso to colocando no meu blog uma lista de politicos com ficha sujja, não é mto mas espero que ajude algumas pessoas
    parabéns pelo seu post

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus esse cara é fera!Até que enfim alguém teve a ousadia de espor suas ideias.
    Realmente nós estamos tão acomodados com tudo que vem acontecendo e não nos manifestamos!

    ResponderExcluir
  7. comcordo
    gostei
    seguindo
    ^^

    http://vagalnerdkawai.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. muito bom o texto. boa visão crítica e é muito bem escrito.

    http://tricotandoa4maos.blogspot.com/
    maiza

    ResponderExcluir
  9. Caramba! Arrebentou meu gato! Com certeza concordo com você, pois temos tudo nas mãos, vários conselhos e associações, podemos mudar a nossa realidade a partir do nosso engajamento nesses movimentos e não ficar esperando a mudança partir do céu e sim por nós mesmo! Te adoroo! Meu anjo sou sua fã!

    ResponderExcluir
  10. Ficar parado sem por nada lutar... mantém o mundo no mesmo ritmo que está..
    Tem-se que agir!
    ;D

    ResponderExcluir